Imasul monitora nível de rios em MS e aponta elevação no Paraguai e Miranda

| Créditos: Comunicação Imasul


O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) divulgou, nesta segunda-feira (28), o boletim diário da Sala de Situação com dados atualizados sobre o volume de chuvas e o nível dos principais rios do estado. O monitoramento abrange 14 estações telemétricas instaladas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.

Os dados, provenientes do Sistema HIDRO da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), indicam elevação significativa nos níveis do rio Paraguai e na bacia do rio Miranda nas últimas semanas. Segundo o Imasul, as altas nos níveis do rio Paraguai são influenciadas pelas chuvas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bolívia e Paraguai.

Nos últimos 15 dias, o nível do rio Paraguai registrou aumentos expressivos em diferentes pontos de monitoramento em MS: São Francisco (alta de 40 cm), Ladário (alta de 32 cm), Porto Esperança (alta de 52 cm) e Porto Murtinho (alta de 2,02 metros).

A bacia hidrográfica do rio Miranda também apresenta elevação, com a estação Estrada MT-738, em Bonito, registrando cota de transbordamento por diversos dias na última semana.

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o acompanhamento constante dos níveis dos rios é crucial para a gestão hídrica e a prevenção de eventos críticos como inundações e estiagens. O analista ambiental Leandro Bortoluzzi reforçou a importância do monitoramento para a segurança hídrica e para subsidiar políticas públicas.

Atualmente, nenhuma estação monitorada em Mato Grosso do Sul se encontra em nível de estiagem, o que contribui para uma redução temporária da intensidade da seca no estado.

Os boletins diários e informações históricas estão disponíveis para consulta no portal da Sala de Situação do Imasul.

Compartilhe: