Iphan retoma obra de retirada da fiação aérea no Casario do Porto em Corumbá

| Créditos: Arquivo/Diário Corumbaense


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai retomar neste ano a obra de embutimento da rede elétrica e telefônica em frente ao Casario do Porto, em Corumbá. Iniciado em 2012, o projeto foi interrompido por descumprimento contratual e reformulado com novo orçamento de R$ 3 milhões.

A nova licitação está em andamento, segundo o superintendente do Iphan em Mato Grosso do Sul, João dos Santos. A obra faz parte de um pacote de quase R$ 30 milhões para intervenções culturais no Estado, incluindo a recuperação da Esplanada Ferroviária em Campo Grande e restaurações em Corumbá.

A fiação aérea e os postes serão retirados para preservar a paisagem dos casarões históricos, tombados em 1993. A rede subterrânea já foi concluída na rua Manoel Cavassa. A fase final inclui também a instalação de torres de iluminação com tecnologia de maior eficiência energética e circuito fechado de monitoramento.

Além da modernização da rede, o projeto prevê a reestruturação do uso do solo na região do porto geral, com quiosques e banheiros padronizados para atender moradores e turistas.

Compartilhe: