Governo lança programa para recuperar produção de leite em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 10 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: A Lavoura
Durante a Expogrande 2025, realizada nesta quinta-feira (10) em Campo Grande, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou o Proleite (Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite), com foco na retomada e no fortalecimento da produção leiteira no estado.
Coordenado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o programa terá investimento de R$ 9,2 milhões. Entre as ações previstas estão o melhoramento genético do rebanho em 22 municípios prioritários, ampliação da assistência técnica, incentivos financeiros e campanhas de incentivo ao consumo de lácteos.
Segundo o secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, a produção anual caiu pela metade desde 2014, passando de 380 milhões para 190 milhões de litros. “O setor precisa de um reforço para se reerguer”, afirmou. Ele também destacou os efeitos da sazonalidade, que impactam a oferta no inverno e comprometem a atividade industrial.
O programa também pretende beneficiar os cerca de 40 mil agricultores familiares do estado, responsáveis por parte significativa da produção leiteira. Dados da Semadesc apontam que 29% das famílias do setor vivem do leite.
O governador Eduardo Riedel disse que o objetivo é recuperar e modernizar a cadeia produtiva do leite. “O estado merece uma produção à altura do seu potencial”, declarou.
Entre os principais objetivos do Proleite estão o aumento da produtividade, a organização dos produtores, a capacitação técnica, a garantia da sanidade animal e a expansão do mercado.