Experimento da Nasa confirma que vento solar pode gerar água na superfície da Lua

| Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Um experimento de laboratório da Nasa confirmou uma teoria proposta há 60 anos: o vento solar pode gerar componentes da água na superfície da Lua.

A descoberta foi publicada na revista JGR Planets e pode influenciar futuras missões lunares, como o programa Artemis, que planeja enviar astronautas ao Polo Sul do satélite natural. A região abriga depósitos de gelo em áreas permanentemente sombreadas.

O estudo mostra que, ao atingir o solo lunar, as partículas do vento solar — compostas principalmente por prótons, ou núcleos de hidrogênio — iniciam reações químicas capazes de formar moléculas de água.

“O mais interessante é que, com solo lunar e o hidrogênio do Sol, há possibilidade de gerar água”, afirmou Li Hsia Yeo, pesquisadora do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa.

Para testar a hipótese, os cientistas bombardearam amostras lunares da missão Apollo 17 com vento solar simulado, o equivalente a 80 mil anos de exposição. O experimento foi feito em uma câmara selada, com espectrômetro para medir alterações químicas no pó lunar.

A assinatura espectral das amostras confirmou variações consistentes com a presença de água, reforçando a ideia de que o vento solar reabastece pequenas quantidades do recurso na Lua todos os dias.

Compartilhe: