Ex-governador do Rio, Anthony Garotinho é internado
- porCBN
- 11 de Junho / 2024
- Leitura: em 4 segundos
| Créditos: Marcos Serra Lima / G1
O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (do Republicanos), de 64 anos, foi internado nesta segunda-feira em um hospital da capital. A informação foi confirmada pela mulher dele, Rosinha Garotinho, que preferiu não divulgar o nome da unidade.
Em uma rede social, Rosinha disse que Garotinho se sentiu mal pela manhã, com fortes dores no peito, e foi levado ao hospital, onde passará por um exame de cateterismo. A ex-governadora do RJ aproveitou para agradecer o carinho de todos.
Anthony Garotinho foi governador do Rio de 1999 a 2002. Em 2018, ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, após uma condenação num caso de improbidade administrativa. Em 2022, anunciou que concorreria a deputado federal pelo União Brasil, mas teve, novamente, a candidatura indeferida.
Ao longo da carreira política, Garotinho foi preso cinco vezes e condenado em dois processos, por improbidade administrativa e compra de votos. Em um deles, o ex-governador foi acusado de desviar cerca de 234 milhões de reais da Secretaria de Saúde do Rio, entre novembro de 2005 e abril de 2007.
Em março deste ano, o ex-governador se filiou ao Republicanos e disse estar interessado em concorrer a uma vaga na Câmara do Rio. Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou um recurso da defesa dele e manteve sua condenação por crime eleitoral. Com isso, Garotinho continua inelegível, já que a Lei da Ficha Limpa estabelece que a inelegibilidade ocorre desde o momento da condenação até oito anos após o cumprimento da pena.