Cresce ameaça de javalis à agricultura e pecuária no Brasil
- porRedação
- 04 de Fevereiro / 2025
- Leitura: em 6 segundos

Caça de javali | Créditos: UDOP
A população de javalis cresceu de forma alarmante no Brasil, transformando esses animais em uma das maiores ameaças à agricultura, ao meio ambiente e à saúde animal. A estimativa da Associação Brasileira de Caçadores Aqui Tem Javali é que mais de um milhão de javalis precisem ser abatidos em 2025 para minimizar os danos causados por essa espécie invasora.
O problema se intensificou nos últimos anos, impulsionado por retrocessos nas políticas de controle da espécie. Rafael Salerno, presidente da associação, afirma que dados internos do IBAMA indicam que cerca de 500 mil javalis foram abatidos em 2024. No entanto, a suspensão do controle com armas de fogo no segundo semestre de 2023 resultou em um crescimento recorde da população da espécie.
Javalis e javaporcos, resultado do cruzamento entre javalis europeus e suínos domésticos, causam prejuízos significativos à agricultura e ao meio ambiente. Em busca de alimento, esses animais devastam lavouras, comprometendo a produção e a rentabilidade dos produtores. Estima-se que as perdas cheguem a 40% das plantações em algumas regiões, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Além dos impactos econômicos, os javaporcos representam um risco sanitário iminente para a pecuária nacional, pois podem transmitir doenças como peste suína clássica e febre aftosa, colocando em risco rebanhos e a segurança alimentar do país.
Controle da Espécie: Obstáculos e Desafios
O controle da população de javalis enfrenta diversos obstáculos. Rafael Salerno destaca que mais de mil caçadores tiveram suas licenças suspensas e que licenças para o trânsito de armas estão paradas no Exército há mais de quatro meses, dificultando a ação dos caçadores, que desempenham papel fundamental no controle da espécie. Além disso, os custos para o controle legalizado aumentaram significativamente, e as sugestões dos caçadores não têm sido consideradas pelos grupos de trabalho do Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura.
Diante da expansão descontrolada da população de javalis, especialistas alertam que a erradicação total da espécie no Brasil é inviável. A solução deve se concentrar na mitigação dos impactos ambientais e econômicos, por meio de medidas como o reforço na autorização de caça, o uso de tecnologia para monitoramento e políticas públicas mais eficientes.
O setor produtivo, que espera uma safra recorde de grãos em 2024/2025, precisa de segurança para garantir que os prejuízos causados pelos javalis não comprometam os resultados. Enquanto o impasse burocrático persiste, produtores rurais e caçadores continuam enfrentando essa ameaça com recursos próprios e pouca assistência governamental.