Comissão do Senado cobra redes sociais após morte de menina em desafio do desodorante
- porR7
- 16 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Óbito foi declarado oficialmente três dias depois, quando a família também registrou a ocorrência policial. | Créditos: Reprodução
A Comissão de Direitos Humanos do Senado enviou ofício para duas redes sociais nesta terça-feira (15) cobrando providências das empresas para garantir a segurança e a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes que acessam as plataformas. A medida foi adotada após a morte de Sarah Raissa, de oito anos, no chamado “Desafio do Desodorante”. A criança morava em Ceilândia e morreu de parada cardiorrespiratória com a inalação do gás aerossol do desodorante no último domingo (13).
No questionamento, a presidente da Comissão, senadora Damares Alves (Republicanos), avalia que “se existem mecanismos de segurança, estes obviamente falharam a ponto de uma criança de oito anos ter conseguido acessar e morrer após participar do desafio”.
“Quem postou o desafio deve ser exemplarmente penalizado, mas as empresas também precisam ser mais responsáveis”, disse a parlamentar.
Damares quer saber, por exemplo, que medidas prévias são adotadas pelas empresas de tecnologia para impedir a circulação desse tipo de publicação e pergunta sobre as medidas imediatas adotadas quando esse tipo de conteúdo é compartilhado.