Com renovação de um terço das cadeiras, Mato Grosso do Sul define os 24 deputados estaduais eleitos


A apuração completa das urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral consolida o quadro de representantes que ocuparão as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ao longo do próximo mandato. O pleito estadual resultou na entrada de oito novos parlamentares — índice de renovação correspondente a 33,3% da Casa de Leis —, enquanto 16 deputados obtiveram a preferência do eleitorado e garantiram a permanência.

A bancada eleita reflete a heterogeneidade da política sul-mato-grossense, mesclando lideranças do agronegócio, ex-prefeitos, quadros do setor público, integrantes das forças de segurança, comunicadores e representantes do meio acadêmico.

Quadro dos parlamentares eleitos

Zé Teixeira (PL) — 54.080 votos Com forte base eleitoral sediada no município de Dourados e no sul do Estado, o produtor rural obteve a maior preferência nas urnas para o Legislativo estadual. Ex-ocupante da 1ª Secretaria do parlamento, mantém sua plataforma voltada à segurança jurídica no meio rural, infraestrutura e agronegócio.

Paulo Corrêa (PSDB) — 44.541 votos Engenheiro civil e ex-presidente da Casa, conquistou expressivo apoio em Campo Grande e no interior. Apresenta atuação direcionada ao fomento industrial, meio ambiente, turismo e projetos de infraestrutura.

Pedro Caravina (PSDB) — 43.845 votos Delegado de carreira da Polícia Civil, ex-prefeito de Bataguassu e ex-presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), exerceu também o comando da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Centra a agenda política no municipalismo e na segurança pública.

Zeca do PT (PT) — 42.714 votos Ex-governador do Estado em dois mandatos, ex-deputado federal e bancário, assegurou seu retorno à Casa. Sua base programática prioriza o fortalecimento da agricultura familiar, políticas sociais e o desenvolvimento das populações de menor renda.

Coronel David (PL) — 41.492 votos Oficial superior da reserva e ex-comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, consolidou sua eleição direcionando pautas ao combate à criminalidade, valorização da segurança pública, agronegócio e bandeiras conservadoras.

André Puccinelli (MDB) — 40.602 votos Médico e uma das lideranças históricas do MDB no Estado, o ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito da Capital retorna ao Legislativo estadual após ter concorrido ao Poder Executivo em pleito anterior.

Tiago Botelho (PT) — 39.387 votos Professor universitário e advogado com base em Dourados, ingressa no parlamento estadual após exercer a chefia da Superintendência do Patrimônio da União no Estado. Possui atuação voltada à defesa da educação pública, direitos humanos e juventude.

Ângelo Guerreiro (PSDB) — 37.704 votos Com destacada representatividade na região do Bolsão, o ex-prefeito de Três Lagoas, empresário e artesão amplia sua trajetória política para a esfera estadual com propostas voltadas à saúde, assistência social e desenvolvimento industrial.

Gianni Nogueira (PL) — 36.108 votos Advogada, produtora rural e vice-prefeita de Dourados, chega ao parlamento estadual com foco na defesa do setor agropecuário, segurança pública e fortalecimento das gestões municipais.

Odilon Ribeiro (PL) — 35.905 votos Produtor rural, empresário e ex-prefeito do município de Aquidauana por duas gestões, retorna ao cenário estadual articulando propostas focadas na infraestrutura regional, ecoturismo, setor produtivo e municipalismo.

Gerson Claro (PP) — 35.767 votos Atual presidente da Assembleia Legislativa, o advogado, professor e ex-diretor-presidente do Detran-MS garantiu novo mandato na Casa de Leis, priorizando o diálogo institucional e a alocação de investimentos nos municípios.

Londres Machado (PP) — 33.581 votos Um dos nomes com maior histórico de mandatos na política sul-mato-grossense, possui trajetórias anteriores na presidência da Assembleia e na Assembleia Constituinte estadual. Sua plataforma consolida a representatividade no interior e nas zonas de fronteira.

Hélio Peluffo (PP) — 31.435 votos Ex-prefeito de Ponta Porã e ex-secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, retorna ao processo eleitoral trazendo bagagem do Executivo municipal e da gestão pública estadual para pautas de mobilidade e integração regional.

Daverson Matos (PL) — 30.604 votos Advogado e ex-vereador em Rio Brilhante, faz sua estreia no parlamento estadual com agenda fundamentada na fiscalização governamental, segurança e diretrizes conservadoras.

Gleice Jane (PT) — 29.844 votos Professora da rede pública de ensino com formação em Letras, possui trajetória vinculada aos movimentos sociais, sindicais e de mulheres. Confirma sua presença na Casa após ter assumido a vaga no decorrer da legislatura anterior.

André Salineiro (PL) — 28.437 votos Policial federal e vereador na capital sul-mato-grossense, assume mandato na Assembleia com atuação pautada principalmente no fortalecimento da segurança pública e em bandeiras de perfil conservador.

Pedro Kemp (PT) — 28.397 votos Psicólogo, professor e ex-secretário estadual de Educação, assegura novo mandato parlamentar. Mantém o foco de trabalho na promoção da educação pública, direitos humanos, valorização do funcionalismo e assistência social.

Lucas de Lima (PL) — 26.204 votos Radialista e comunicador com histórico no Poder Legislativo municipal da Capital, renova sua vaga na Assembleia com pautas focadas na causa animal, proteção ao meio ambiente, saúde e demandas comunitárias.

Rinaldo Modesto (União Brasil) — 23.763 votos Professor e ex-liderança comunitária, acumula mandatos no parlamento estadual priorizando ações voltadas à educação, aos direitos da família e a programas de combate ao uso de drogas e à exploração sexual infantil.

Márcio Fernandes (PL) — 23.122 votos Médico veterinário com assento contínuo na Assembleia desde 2007, baseia suas pautas parlamentares na proteção animal, incentivo ao agronegócio e à bacia leiteira, além da defesa do consumidor.

Renato Câmara (Republicanos) — 20.976 votos Engenheiro agrónomo e ex-prefeito de Ivinhema, garante a renovação do mandato com plataforma direcionada à regularização fundiária, fortalecimento do setor agropecuário e desenvolvimento regional.

Lídio Lopes (Avante) — 20.801 votos Advogado e servidor público, alcança a reeleição com expressivo respaldo do segmento evangélico e ações focadas na assistência social, apoio ao terceiro setor e fortalecimento da família.

Paulo Duarte (PSDB) — 20.029 votos Economista, auditor fiscal da Receita Estadual e ex-prefeito de Corumbá, reingressa na Assembleia Legislativa. Já ocupou pastas estaduais como Fazenda, Infraestrutura e Governo, e atua prioritariamente em gestão tributária, desenvolvimento sustentável e preservação do Pantanal.

Pedro Pedrossian Neto (Republicanos) — 19.516 votos Economista, professor universitário e ex-secretário municipal de Finanças e Planejamento em Campo Grande, obtém novo mandato para atuar em temas como gestão fiscal, projetos de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.

Compartilhe: