Câmara de Campo Grande pede suspensão de construções próximas ao Parque do Prosa
- porRedação
- 08 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Chico Ribeiro
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou requerimento que solicita à Prefeitura e à Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) a suspensão dos trâmites para autorizar construções no entorno do Parque Estadual do Prosa. O pedido prevê a paralisação até que seja apresentado um Estudo de Impacto Ambiental Sinérgico, que avalie os efeitos combinados de múltiplos empreendimentos na área.
O requerimento foi apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), após audiência pública realizada no dia 4 de abril para discutir os impactos ambientais e urbanos provocados pelos projetos. A região fica próxima ao Parque dos Poderes e ao bairro Jardim Veraneio.
Segundo a vereadora, a principal preocupação é o adensamento populacional previsto. Estima-se que cerca de 12 prédios possam abrigar até 100 mil pessoas em uma área de apenas 13 hectares, contrariando o Plano Diretor, que define o local como de baixa densidade populacional (Macrozona 3).
Luiza Ribeiro também criticou a ausência da Planurb na audiência pública e apontou que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), apresentado pelas construtoras, não contempla os impactos ambientais sobre o parque. Durante a sessão, ela alertou ainda para a possibilidade de frustração dos compradores: “A pessoa compra um apartamento de até R$ 2 milhões achando que vai ver pássaros e, depois, vê prédios ao redor”, afirmou.