Brasil tenta libertar refém de Três Lagoas, detido na Ucrânia após lutar por Rússia
- porRedação
- 17 de Setembro / 2024
- Leitura: em 8 segundos
| Créditos: Divulgação/Fatos MS
O Ministério das Relações Exteriores está em negociações para a libertação de Caio Henrique de Lima, um brasileiro de 28 anos de Três Lagoas, capturado pelo exército ucraniano após se juntar às forças russas. Caio, que se mudou para Moscou em abril, foi detido em Kiev em agosto.
Sua família alega que ele foi coagido a assinar um contrato militar e enfrenta condições severas na Ucrânia, incluindo problemas renais sem tratamento médico adequado. A família procurou a embaixada brasileira em Moscou no final de agosto, iniciando o processo diplomático. O Itamaraty também confirmou o contato da família com a embaixada em Kiev.
Caio chegou a pedir ajuda ao Itamaraty, alegando que sua libertação dependia da intervenção do governo junto às autoridades russas. No entanto, ele foi capturado pelas forças ucranianas, que suspeitam que ele tenha se alistado como mercenário.
O Itamaraty afirmou que a embaixada em Kiev foi procurada pela família de Caio e que está buscando confirmar sua detenção com o governo ucraniano. Caso a detenção seja confirmada, serão tomadas as medidas cabíveis para auxiliar Caio e sua família.