Bottura que estava com mandado de prisão é preso pela Interpol na Itália a bordo de Maserati


O advogado Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 48 anos, foi preso pela Interpol no dia 4 deste mês na cidade de Selvazzano, na Itália. Ele estava em um carro de luxo, um Maserati GranCabrio, avaliado em R$ 750 mil. Bottura era procurado internacionalmente após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo em novembro de 2023.

Conforme o jornal italiano Il Mattino, o brasileiro vivia na Itália desde janeiro de 2024 e chamou a atenção da polícia por manter um estilo de vida incompatível com o de um foragido, utilizando cartões de crédito em seu nome e frequentando academia.

Ele e sua esposa, Raquel Fernanda de Oliveira — presa em dezembro de 2023 em Mato Grosso do Sul — são réus por crimes como associação criminosa, falsificação de documentos, usurpação de função pública e violação de sigilo funcional.

Conhecido por entrar com ações contra juízes e autoridades, Bottura acumula cerca de 300 condenações por litigância de má-fé. Em algumas delas, utilizava endereços incorretos para provocar revelias. No passado, ele também foi pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, em 2014, e ao Senado, em 2018, sem sucesso.

Segundo o site Conjur, em 2021, Bottura teria recebido R$ 7 milhões de uma vítima, com auxílio de sua mãe, a psicóloga Maria Alice Auricchio Bottura, em uma operação envolvendo empresas estrangeiras.

Compartilhe: