ANTT aprova por unanimidade novo ramal ferroviário para escoar celulose; projeto reforça importância de Campo Grande na logística

| Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MInfra


Por decisão unânime, a diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a proposta da Arauco Celulose do Brasil para construir e operar um ramal ferroviário em Inocência (MS), com concessão de 99 anos. A empresa investe atualmente US$ 4,6 bilhões na instalação de uma fábrica de celulose no município.

O novo trecho terá 47 km e conectará a planta industrial à Malha Norte — ferrovia que liga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), operada pela Rumo Logística. A expectativa é de que o ramal escoe cerca de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.

Durante visita ao local neste fim de semana, o secretário estadual da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância da Malha Norte como principal via de escoamento da celulose sul-mato-grossense. Ele também lembrou que a Suzano já utiliza a ferrovia para exportar sua produção a partir de Ribas do Rio Pardo.

"A logística da celulose está ancorada nessa ferrovia. O Governo do Estado aposta no fortalecimento da Malha Norte e na conexão com a Malha Oeste para ampliar a competitividade do setor", afirmou Verruck.

Compartilhe: