O PODER DA INVEJA


Dizem que Santo de Casa não faz milagre. A afirmativa traduz o poder de não se considerar aquilo que está próximo, como se isso pudesse apagar ou esconder o sucesso alheio.

Falar daquilo que está longe trás segurança e ausência de uma eventual e suposta concorrência. Fica mais fácil enaltecer o que está em outro lugar, como se isso não afetasse os mais próximos.

Pura ilusão. A bem da verdade o que se pretende é excluir; não reconhecer e propagar algum lado negativo do objeto do apontamento. Adversário não é inimigo.

Entretanto, não se pode compreender a vida de cada ser humano nesse contexto, pois o livre arbítrio é um direito de todos. Falar é fácil, difícil é fazer e realizar.

Tentar apagar o brilho do ser humano é o mesmo que pretender escurecer o brilho das estrelas. Como já dizia um sambista popular: “Quem tem luz própria jamais fica no escuro”.

Nossas homenagens aos que se utilizam a admiração ou invés da inveja. Reconhecer e enaltecer é um dom que pertence aos sábios. Não importa a religião.

A mensagem é curta, porém com o intuito de proporcionar a reflexão e a eventual mudança de comportamento.

Poder e bens materiais são utensílios passageiros. Afinal, caixão não tem gavetas, ou seja, viemos sem nada, adquirimos e não levamos nada.

Não se iludam com o momento, uma vez que ele é passageiro. O que fica é o legado da educação, cultura, humildade, gratidão, como exemplos.

Rejeitar, excluir e não reconhecer o mérito do ser humano é o mesmo que achar que a vida é eterna.

Pense, olhe e reflita o que faz hoje, pois o que passou não volta mais e o futuro é incerto e duvidoso.

Evidentemente que a bajulação tem um objetivo e significado. É fácil elogiar os que estão no poder e na direção. Todavia, isso também encontra limites no próprio tempo.

A falsidade também é um defeito crônico e imutável. Com o tempo todos irão perceber.

Pois bem. Reflita sobre vosso comportamento na sociedade.

Ao invés de invejar procure elogiar. Isso lhe fará muito bem.

Por José Carlos Manhabusco 

MANHABUSCO ADVOGADOS SS 

Compartilhe: