‘Ainda Estou Aqui’ é impedido de concorrer ao Oscar do cinema brasileiro

| Créditos: Alile Dara Onawale/Sony Pictures


Ainda Estou Aqui ganhou diversos prêmios desde que foi exibido pela primeira vez, no Festival de Veneza do ano passado. Mas tem um prêmio que o filme está impedido de ganhar: o Grande Otelo, considerado o ‘Oscar do cinema brasileiro’.

Nesta terça-feira (22), a Academia Brasileira de Cinema anunciou os filmes inscritos para a concorrer ao prêmio, que será entregue no dia 30 de julho. Ainda Estou Aqui, primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar, foi impedido de entrar na disputa.

Segundo a Academia, Ainda Estou Aqui será considerado hors concours e receberá o Prêmio Especial Grande Otelo 2025. O diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Torres serão homenageados na noite de premiação.

A decisão é bastante controversa, já que tira a chance de muita gente que participou do filme de também ser premiada. No total, o Prêmio Grande Otelo distribui 30 estatuetas.
A título de comparação, Emilia Pérez, maior concorrente de Ainda Estou Aqui no Oscar, disputou normalmente o César, principal premiação de cinema da França, ganhando sete das 14 categorias em que foi indicado.

A Academia Brasileira de Cinema é a responsável por escolher os filmes nacionais que vão disputar algumas premiações estrangeiras, entre elas o Oscar.

Compartilhe: