Vídeo flagra momento em que motor se separa de avião em acidente que deixou 15 mortos

Motor se separa de avião em acidente que deixou 15 pessoas mortas nos EUA | Créditos: NTSB/Divulgação


O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) divulgou um novo vídeo nesta terça-feira (19) que mostra um motor se desprendendo de um avião de carga da UPS que caiu durante a decolagem no ano passado.

O acidente, em Louisville, matou os 3 tripulantes e mais 12 pessoas que estavam em solo.

O NTSB também revelou que a tripulação do jato acidentado havia sido realocada para ele depois que sua aeronave original foi retirada de serviço.

O vídeo, capturado por uma câmera do aeroporto, mostrou o motor se desprendendo do avião em uma bola de fogo enquanto o jato corria pela pista.

Em 4 de novembro de 2025, o voo 2976 da UPS, com destino ao Havaí, caiu momentos após a decolagem do Aeroporto Internacional de Louisville, onde a UPS tem seu centro de operações de aviação global.

Fotos e vídeos mostraram o motor número 1, localizado do lado esquerdo da aeronave, se desprendendo e caindo da aeronave durante a decolagem.

A queda do McDonnell Douglas MD-11F matou os três pilotos e outras 12 pessoas em solo quando o jato colidiu com um complexo comercial próximo. Quase duas dezenas de pessoas ficaram feridas.

Durante o primeiro dia de uma audiência de dois dias em Washington, os investigadores do NTSB revelaram que a tripulação de voo havia sido transferida para o MD-11F depois que seu avião original, também um MD-11, foi retirado de serviço, informa a CBS.

O avião original foi retirado de serviço quando um vazamento de combustível foi descoberto e relatado à equipe de manutenção, informou o NTSB.

O NTSB havia relatado anteriormente a existência de evidências de rachaduras no suporte do motor da asa esquerda. Ontem, o NTSB afirmou que a fadiga do metal causou a falha de um componente que fixa o motor à asa.

Um investigador do NTSB também revelou durante a audiência que a UPS não tomou medidas adicionais após analisar um aviso da Boeing de 2011 que apontava falhas estruturais no MD-11.

A UPS afirmou que a notificação não exigia nenhuma ação.

A Administração Federal de Aviação (FAA) suspendeu as operações do MD-11 após o acidente de novembro, e a UPS, desde então, retirou essas aeronaves de sua frota.

“Nosso foco continua sendo apoiar a investigação e homenagear aqueles afetados por esta tragédia”, afirmou a UPS em um comunicado na terça-feira. Enquanto isso, mesmo com a investigação do NTSB em andamento, a FedEx começou a retornar aeronaves MD-11 ao serviço após elas passarem por reparos recomendados pela Boeing e aprovados pela FAA.

Compartilhe: