Vice-cônsul da Síria é preso em MS com carga milionária de contrabando
- porRedação
- 29 de Março / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Reprodução/PRF
O vice-cônsul da Síria, Márcio Hanna Hanasi Youssef, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-463, em Ponta Porã, sob suspeita de contrabando. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina entre as cidades de Ponta Porã e Dourados.
De acordo com a PRF, a abordagem se deu após os agentes notarem o comportamento considerado suspeito do diplomata, que conduzia um veículo oficial pertencente ao consulado sírio.
Na revista ao porta-malas do veículo Hyundai Vera Cruz, os policiais federais localizaram uma grande quantidade de produtos eletrônicos e outros itens, incluindo 576 iPhones, 28 Apple Watches, 12 garrafas de vinho e relógios de luxo. Estima-se que o valor total dos aparelhos celulares apreendidos ultrapasse a marca de R$ 3,5 milhões, considerando um valor unitário que pode chegar a R$ 15 mil.
Em depoimento, Márcio Hanna Hanasi Youssef, que possui nacionalidade brasileira e é sobrinho do cônsul da Síria em Mato Grosso do Sul, teria alegado ser proprietário de uma loja de celulares e que os produtos apreendidos seriam destinados à revenda na cidade de São Paulo (SP).
Apesar da justificativa, o vice-cônsul foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã para as providências legais cabíveis. O caso segue sob investigação.