‘Uma pessoa como Pepe Mujica não morre’ e ‘ser humano superior’, diz Lula em velório
- porR7
- 15 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Petista homenageou amigo e aliado político | Créditos: Reprodução/Parlamento del Uruguay
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a homenagear nesta quinta-feira (15) o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, morto na terça (13), aos 89 anos, vítima de um câncer no esôfago. O petista discursou no velório do amigo, em Montevidéu, capital do Uruguai, ao lado da comitiva que o acompanha, formada por ministros e parlamentares. A cerimônia, que ocorre no prédio do parlamento da nação, foi estendida para que Lula conseguisse participar.
“O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai, mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive, a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e que conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, o torturaram. Isso é uma dádiva de Deus, que só é concedida a seres humanos superiores. E o Pepe Mujica é um ser humano superior”, declarou Lula.
Segundo informações do jornal local El Observador, a despedida, que terminaria às 15h desta quinta, teve o horário alterado para as 17h (horário de Brasília e de Montevidéu).
Nos últimos dias, o presidente brasileiro cumpriu agendas na Rússia e na China e retornou a Brasília (DF) nesta madrugada.