UE ameaça retomar tarifas contra os EUA se não houver acordo em 90 dias
- porNotícias ao Minuto Brasil
- 11 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reuters
A Comissão Europeia alertou nesta sexta-feira (11) que retomará tarifas sobre produtos dos Estados Unidos caso não haja um acordo comercial entre os dois blocos durante a atual pausa de 90 dias nas sanções.
O comissário europeu da Economia, Valdis Dombrovskis, afirmou que a União Europeia está aberta a soluções “construtivas e mutuamente aceitáveis”, mas reforçou que, se não houver avanço por parte dos EUA, o bloco está preparado para defender sua economia e suas empresas.
O impasse ocorre após o governo norte-americano suspender temporariamente tarifas sobre aço, alumínio e automóveis europeus, o que foi acompanhado por medida semelhante da UE. A suspensão, segundo Dombrovskis, visa criar um espaço de negociação, mas ele classificou o cenário como “volátil e incerto”.
Durante reunião informal do Eurogrupo, realizada em Varsóvia, os ministros das Finanças da zona do euro discutem os impactos das tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump, incluindo as consequências macroeconômicas para ambos os lados.
Em entrevista ao Financial Times, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também sugeriu a possibilidade de impor taxas às empresas digitais dos EUA, caso não haja acordo ao fim dos 90 dias.
A Comissão Europeia tenta negociar um pacto que zere tarifas sobre bens industriais, enquanto os mercados financeiros reagem à expectativa de um desfecho positivo nas negociações.