Tremores de terra são registrados em Sonora com magnitudes de 3.5 e 2.1
- porRedação
- 13 de Maio / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Divulgação/Rede Simográfica Brasileira
Dois tremores de terra foram registrados na madrugada desta terça-feira (13) na região de Sonora, a 360 km de Campo Grande. O primeiro teve magnitude de 3.5 mR, o mais forte do ano no estado, e o segundo, de 2.1 mLv.
Os sismos foram detectados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Não há relatos de que os tremores tenham sido sentidos pela população. O último evento similar em Mato Grosso do Sul foi registrado em 28 de abril, em Miranda, com magnitude de 1.6 mR.
Desde o início de 2025, o estado já contabiliza nove tremores, com magnitudes entre 1.6 mR e 3.5 mR, em cidades como Miranda, Rio Negro, Bonito, Ponta Porã, Corumbá e Sonora.
Apesar de estar no centro da placa tectônica sul-americana, onde grandes abalos são incomuns, o território brasileiro apresenta tremores esporádicos devido a falhas geológicas e esforços acumulados na crosta terrestre.
O terremoto mais forte já registrado no país ocorreu em 27 de janeiro de 1955, na Serra do Tombador, no norte do Mato Grosso, com magnitude de 6.2 mR, segundo a USP.