Tráfico Interestadual: Polícia executa 41 mandados em MS e MT
- porRedação
- 29 de Maio / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Divulgação
Em uma investida coordenada pela Polícia Civil de Mato Grosso, a operação "Carona Final" visava desmantelar uma rede de tráfico de drogas que se estendia por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na manhã desta terça-feira (28), a ação policial resultou no cumprimento de 41 mandados nos dois estados.
No território sul-mato-grossense, quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão foram expedidos, com apenas dois indivíduos detidos até o momento. Em Campo Grande, um dos alvos foi capturado em Dourados, enquanto em Nova Alvorada do Sul, um suspeito de 27 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, foi preso no Bairro Vacilio Dias. Entretanto, o alvo de 35 anos em Coxim ainda está foragido.
A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (MT), teve início em junho do ano anterior, após a identificação de uma associação criminosa operando nos dois estados. Os suspeitos agiam em três núcleos distintos, com funções específicas: liderança e financiamento, transporte e logística, e distribuição de entorpecentes em Cuiabá e Rondonópolis.
O nome da operação, "Carona Final", faz referência ao método predominante dos criminosos para transportar as drogas entre os estados. Eles adquiriam os entorpecentes na região de Dourados (MS) e buscavam caronas nas rodovias com caminhoneiros que faziam o trajeto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Para o transporte, os criminosos utilizavam malas aparentemente contendo roupas e pertences pessoais, mas que, na verdade, escondiam ao menos 26 quilos de drogas cada uma, entregues posteriormente em Cuiabá e Rondonópolis. Durante as investigações, uma carga de quase 300 quilos de entorpecentes foi interceptada em Mato Grosso do Sul.
A operação contou com o apoio de diversas unidades policiais, incluindo a Gerência de Combate ao Crime Organizado, Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Delegacia de Homicídios de Rondonópolis, Delegacia de Poxoréu, Delegacia de Pontes e Lacerda, Delegacia de Tapurah, além das Delegacias de Dourados e Coxim e a Delegacia de Roubos e Furtos de Campo Grande.