Tereza Cristina critica decisões do STF e defende depoimento de banqueiro à CPMI do INSS

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) criticou nesta quinta-feira (12) decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ela, têm dificultado o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro à CPMI do INSS.

“É inadmissível qualquer tipo de blindagem a quem desviou recursos dos aposentados”, afirmou a parlamentar de Mato Grosso do Sul.

Integrante do colegiado, a senadora afirmou que o Parlamento precisa ter autonomia para conduzir as investigações. “Não podemos aceitar a interferência de outros Poderes nas nossas decisões legislativas”, declarou.

A CPMI do INSS e também a CPI do Crime Organizado recorreram nesta semana de decisões do STF que dificultaram a realização das oitivas do banqueiro, preso no âmbito de investigações em andamento.

Prazo pode ser prorrogado

Segundo Tereza Cristina, os obstáculos enfrentados pela comissão podem comprometer a conclusão dos trabalhos dentro do prazo previsto.

“Estamos enfrentando obstáculos imensos para concluirmos nosso trabalho na CPMI do INSS dentro do prazo estabelecido”, afirmou.

A senadora destacou ainda que há depoimentos considerados essenciais para o andamento das investigações.

“Há pessoas essenciais para serem ouvidas e requerimentos já aprovados que precisam ser cumpridos. Com tantos atrasos, não haverá tempo para terminarmos até o dia 28”, disse.

Diante da situação, a parlamentar defendeu a prorrogação da CPMI do INSS. “Vamos conduzir essa reta final com serenidade, mas exigindo respeito à autonomia do Parlamento”, completou.

Convocação de familiares

Também nesta quinta-feira, a comissão aprovou mais de 13 requerimentos para ouvir pessoas ligadas a Daniel Vorcaro, entre familiares e ex-parceiras.

Entre os convocados estão a ex-noiva Martha Graeff e o cunhado do banqueiro, Fabiano Campos Zettel. Assim como Vorcaro, Zettel foi preso na última fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.

As convocações estão relacionadas a uma das frentes de investigação da comissão, que apura créditos consignados intermediados por bancos, modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas automaticamente das aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Zettel é empresário e ex-pastor da Igreja Lagoinha Belvedere, em Belo Horizonte, e é casado com Natália Vorcaro, irmã do banqueiro. De acordo com a Polícia Federal, ele teria atuado como operador financeiro no esquema investigado.

Já Martha Graeff, que rompeu o noivado com Vorcaro no ano passado, foi convocada para ajudar a esclarecer a identidade de pessoas que frequentavam o ambiente privado do banqueiro e o contexto dessas interações.

Compartilhe: