Terenos lidera produção de ovos em MS, que cresce com exportações aos EUA
- porRedação
- 15 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Reprodução/Comunicação Semadesc
A produção de ovos em Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 1,117 bilhão de unidades em 2023, conforme dados do IBGE. O estado se destaca com Terenos (34,62%), Ivinhema (29,13%) e Dourados (6,39%) concentrando a maior parte da produção. Outros municípios relevantes incluem Sidrolândia, Jateí e Cassilândia.
Apesar do consumo interno ser majoritário, as exportações ganham relevância, com os Estados Unidos dobrando suas compras anualmente. Em 2023, foram adquiridos 1,14 milhão de quilos, saltando para 2,09 milhões em 2024 e já somando 840 mil quilos nos primeiros meses de 2025. Chile, Colômbia e Filipinas também figuram entre os compradores.
A alta demanda americana está ligada à crise da gripe aviária nos EUA, que forçou o abate de milhões de aves. Esse cenário impulsionou o Brasil à liderança no fornecimento de ovos para os EUA no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 346% nas vendas, totalizando 2,7 mil toneladas, segundo a ABPA.
O secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, ressalta a importância da avicultura de postura para a economia estadual, citando a vasta produção de grãos, sanidade e logística favorável.
As principais produtoras locais, Camva e Grupo Yabuta, projetam expansão. A Camva produz cerca de 1 milhão de ovos/dia e o Grupo Yabuta, 2,4 milhões, com planos de um grande empreendimento em Nova Andradina, que recebeu apoio do governo estadual em infraestrutura.