Taxa de feminicídios em MS é a segunda maior do país em 2024; Brasil registra média de quatro mortes por dia
- porRedação
- 11 de Junho / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Reprodução/Blog Desembargador Lourival Serejo
O Brasil registrou 1.459 casos de feminicídio em 2024, número que se mantém estável em relação ao ano anterior, resultando em uma média de quatro mulheres assassinadas por dia em razão de gênero. Os dados, divulgados pelo Ministério da Justiça no Mapa da Segurança Pública, indicam que a taxa de feminicídios por 100 mil mulheres permaneceu em 1,34 nos últimos dois anos.
A Região Centro-Oeste lidera em taxa proporcional, com 1,87 feminicídios por 100 mil mulheres em 2024. Mato Grosso do Sul (2,39) e Mato Grosso (2,47) apresentaram as maiores taxas de feminicídio entre os estados brasileiros. O Sudeste, apesar de ter o maior número absoluto de casos (532 vítimas), registrou a menor taxa (1,16).
Entre as capitais, Rio de Janeiro e São Paulo dividiram o topo do ranking municipal com 51 feminicídios cada. Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, também aparece entre as dez cidades com mais casos de feminicídio no país.
Alerta sobre a Efetividade das Leis
Em editorial de ontem, a jornalista Alcina Reis fez um alerta sobre a ineficácia das leis que, apesar de abundantes, muitas vezes não saem do papel, questionando a fiscalização e o cumprimento das normas, especialmente no que se refere à violência contra a mulher.