SUS oferece leitos para dependentes químicos em Campo Grande e interior de MS
- porRedação
- 11 de Julho / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: GRUPO DE REABILITAÇÃO
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) esclarece que a rede pública de saúde oferece leitos para tratamento de dependência química em Campo Grande e outras quatro cidades do interior do estado.
A informação vem em resposta a uma reportagem que apontou a existência de apenas 12 leitos no Hospital Regional (HR) da capital para desintoxicação de drogas e álcool. A SES destaca que, além desses, existem 40 leitos conveniados no Hospital Psiquiátrico de Paranaíba, 8 no Hospital Geral de Aquidauana, 9 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e 4 na Fundação Hospitalar de Costa Rica.
A SES ressalta ainda a existência de 20 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo I e 5 tipo II, além de 3 Caps AD (Álcool e Drogas) e 3 Caps III (com acolhimento noturno), distribuídos por diversas cidades do estado.
O governo estadual, em parceria com as prefeituras, tem sido demandado por famílias que não têm condições de custear o tratamento de dependentes químicos em instituições privadas. A Justiça tem determinado a oferta de tratamento em instituições públicas ou o bloqueio de valores para internação em clínicas particulares.