SUS amplia oferta de cirurgias ortopédicas e atendimentos oftalmológicos em Costa Rica (MS)

| Créditos: Fotos: Sec. Mun. de Saúde de Costa Rica

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação Hospitalar de Costa Rica, iniciou nesta semana a realização de cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A medida visa atender à alta demanda e à crescente judicialização por procedimentos como prótese de quadril e joelho, além de reparos de ligamento e menisco.

Os atendimentos começaram na última segunda-feira (24), e entre os dias 24 e 27 de março, foram realizadas 36 cirurgias. Pacientes de Costa Rica e região já estavam sendo avaliados desde o final de fevereiro. Segundo a Superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Ângela Benetasso, a ação integra o programa "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila" e busca expandir a oferta de serviços ortopédicos, regionalizando o atendimento para que as cirurgias ocorram mais perto da população.

A estratégia de regionalização foca nos cinturões de média complexidade, permitindo que cidades próximas aos centros de alta complexidade absorvam esses atendimentos. No caso de Costa Rica, inserida no cinturão da Costa Leste, a iniciativa permite que casos de média complexidade sejam tratados localmente, enquanto centros maiores como Três Lagoas se concentram em casos mais graves.

O secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Daniel Raykson Lemos Santos, destacou a importância da parceria com o governo estadual para garantir atendimento especializado aos munícipes, evitando deslocamentos e ampliando o acesso aos tratamentos necessários, além de contribuir para a redução da demanda reprimida.

Adicionalmente, Costa Rica também iniciou nesta semana, através do mesmo programa, atendimentos especializados em retina. Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes passaram por avaliação, com 47 realizando aplicações oculares. O programa oferece acompanhamento oftalmológico contínuo, evitando o deslocamento para outras cidades. Este serviço já é oferecido em Campo Grande desde novembro de 2024 e será estendido para Fátima do Sul a partir de 4 de abril, incluindo exames, injeções intravítreas, laser e vitrectomia.

Compartilhe: