“Se tiver juízo, Brasil terá grandes oportunidades”, diz Tereza Cristina em Nova York

| Créditos: Divulgação


A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta terça-feira (13), durante o 14º Lide Investment Forum, em Nova York, que o Brasil vive um "momento ímpar" para ampliar sua presença no cenário internacional, mas precisa de "juízo" para aproveitar as oportunidades. "Se tiver juízo, se tiver vontade de participar, o Brasil pode ter grandes oportunidades neste momento no mercado internacional", declarou.

Ex-ministra da Agricultura, Tereza destacou a importância de reformas regulatórias para impulsionar o desenvolvimento econômico e criticou o que chamou de "mania de não querer tocar em certos temas", como a mineração. "Tem um tabu. A gente não consegue colocar esse tema à mesa, discutir de maneira madura, responsável e monetizar uma riqueza imensa", disse.

A senadora também comentou sua relatoria do projeto de lei de licenciamento ambiental, que deve ser votado no Senado em 21 de maio. Segundo Tereza, a proposta busca destravar investimentos sem comprometer a proteção ambiental. "Temos que destravar assuntos e crescer. A lei traz facilidade, não fragilidade", afirmou.

Além disso, Tereza mencionou outra proposta sob sua relatoria, que cria regras de reciprocidade comercial, permitindo ao Brasil retaliar medidas protecionistas de outros países. "O Brasil tem hoje uma ferramenta para sentar de igual para igual com outros países. Mas deve sempre negociar até o último momento", completou.

O evento, promovido pelo Grupo Lide no Harvard Club, contou com a participação de autoridades como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de governadores e empresários.

Compartilhe: