Redemoinho de poeira é registrado durante período de calor e tempo seco no Urucum
- porRedação
- 29 de Setembro / 2026
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: Reprodução/Defesa Civil de Corumbá
A combinação entre altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar favoreceu o surgimento de um redemoinho de poeira na área do Morro do Urucum, em Corumbá. O evento foi registrado no local onde ocorrem atividades de mineração, elevando uma densa nuvem de terra avermelhada e surpreendendo quem passava pelo setor.
A formação desse tipo de espiral de vento ocorre quando o solo aquecido pelo calor intenso esquenta o ar logo acima dele. O ar quente sobe rapidamente, entrando em contato com correntes mais frias e secas, o que cria um movimento giratório capaz de suspender terra, poeira e pequenos detritos.
Apesar de costumarem durar poucos minutos e perderem força rapidamente, estruturas desse tipo podem apresentar momentos de maior intensidade. Em áreas com vegetação ressecada e solo exposto, o tempo seco e quente também reforça o alerta para o risco de queimadas e incidentes associados ao clima.






