Receita vai adotar CNPJ com letras e números a partir de 2026; entenda


A Receita Federal do Brasil decidiu lançar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) alfanumérico diante do crescimento contínuo do número de empresas e do iminente esgotamento dos números de registros disponíveis. O novo modelo com letras e números será introduzido a partir de julho de 2026, apenas para novas inscrições.

O novo número de CNPJ terá 14 posições, como o utilizado atualmente. As oito primeiras identificarão a raiz do novo número, compostas por letras e números. As quatro seguintes representarão a ordem do estabelecimento, também alfanuméricas. As duas últimas, que correspondem aos dígitos verificadores, continuarão a ser numéricas.

“Essa solução tem como objetivo facilitar a identificação de todas as empresas e aprimorar o ambiente de negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, explica a Receita Federal.

Ainda de acordo com o órgão, os números de CNPJ já existentes (apenas numéricos) não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, as inscrições permanecerão válidas.

Compartilhe: