Queda no número de professores concursados é tema de debate na Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) | Créditos: Aline Kraemer

Na sessão ordinária desta quinta-feira (25), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) discutiram a diminuição do contingente de professores concursados e a equiparação salarial entre os docentes efetivos e temporários do Estado.

O deputado Pedro Kemp expressou preocupação com a redução do número de professores efetivos nas escolas estaduais, destacando que 70% dos docentes em Mato Grosso do Sul são contratados, enquanto apenas 30% são efetivos.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2013, havia 505 mil professores concursados, representando 68,4% dos docentes nas redes estaduais, com 230 mil deles contratados temporariamente.

Kemp ressaltou as condições precárias dos professores temporários, que, segundo ele, enfrentam incertezas quanto à sua permanência, falta de plano de carreira e acompanhamento de qualificação adequado.

Os deputados presentes na sessão, Pedro Caravina (PSDB), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Roberto Hashioka (União) e Neno Razul (PL), também apoiaram a necessidade de realização de novos concursos públicos para resolver a questão em pauta.

Compartilhe: