Quase 30% das exportações brasileiras aos EUA ficam fora da nova tarifa de Trump
- porRedação
- 13 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Rádio Pampa
Um estudo da Amcham Brasil revelou que 27% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, totalizando US$ 11,4 bilhões, estão isentas da tarifa adicional de 10% imposta por Donald Trump. A lista de produtos isentos, detalhada no Anexo 2 da ordem executiva americana, concentra-se principalmente em combustíveis minerais (74,2% do total isento) e madeira e obras de madeira (9,3%).
O governo brasileiro confirmou os dados e busca expandir a lista de exceções nas negociações com os EUA. Paralelamente, há expectativa de que Trump possa reduzir ou suspender a tarifa, após pausar taxas recíprocas por 90 dias, exceto para a China.
Embora a madeira esteja isenta da nova tarifa, produtos de madeira e carvão vegetal, que representam 3,7% das exportações brasileiras, estão sob investigação dos EUA por questões de segurança nacional. O aço, outro produto relevante, já está sujeito a uma sobretaxa de 25%.
O Brasil estabeleceu um canal de diálogo com os EUA para discutir as tarifas. Técnicos do Itamaraty e do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) se reuniram para tratar da tarifa de 10% e da sobretaxa de 25% sobre aço e alumínio.
O estudo da Amcham também destaca que a lista de exceções dos EUA representa 20% das importações totais do país em 2024, ou US$ 655,4 bilhões, com destaque para combustíveis minerais e produtos farmacêuticos. A instituição ressalta que os produtos isentos podem estar sujeitos a outras tarifas sob diferentes legislações e devem ser analisados individualmente.
Com informações Folha de Pernambuco