Governo de MS se manifesta sobre Operação Vox Veritatis na Educação
- porRedação
- 21 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Governadoria MS | Créditos: Bruno Rezende
O Governo de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota nesta quarta-feira (21) após a deflagração da Operação Vox Veritatis pela Polícia Federal, que investiga suspeitas de fraude em contratos da Secretaria de Estado de Educação (SED). O executivo estadual afirmou que, até o momento, nem a SED nem servidores ativos foram alvo direto das buscas.
A operação, que conta com a Receita Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), apura desvios de verbas federais e manipulação de contratos, incluindo fraudes em valores de R$ 20 milhões. A investigação indica que empresários e servidores da SED estariam envolvidos em um esquema de comissionamento de 5% sobre contratos, parte da qual era repassada a funcionários públicos.
A PF cumpre nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. A Operação Vox Veritatis é um desdobramento de investigações anteriores, como as Operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro, e seu nome, "voz da verdade" em latim, simboliza o objetivo de revelar as fraudes.
O governo de MS declarou que está colaborando com as autoridades e que tomará as medidas legais cabíveis assim que tiver acesso formal ao conteúdo da investigação, reafirmando seu compromisso com a transparência e o combate a ilícitos na gestão pública.