Professor aposentado aciona Justiça para suspender asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru

| Créditos: Wolfgang Kumm/picture alliance via Getty Images


Morador de Dourados (MS), o professor aposentado Daltro Feltrin acionou a Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão do asilo político concedido pelo governo brasileiro à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, que chegou ao Brasil em 16 de abril. O pedido está em análise na 14ª Vara Federal.

Feltrin argumenta que o asilo viola a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, que veda a concessão a pessoas condenadas por crimes comuns sem o cumprimento da pena. Nadine e o ex-presidente Ollanta Humala foram condenados por lavagem de dinheiro de empreiteiras brasileiras, e Humala está preso no Peru.

O professor aposentado, Daltro Feltrin | Créditos: Reprodução/Redes Sociais

O autor também questiona o uso de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de Nadine, alegando desvio de finalidade e prejuízo ao erário.

A liminar foi negada pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, que determinou a citação do presidente Lula, do chanceler Mauro Vieira e do comandante da FAB, Marcelo Damasceno, para manifestação prévia.

Segundo o Itamaraty, a concessão do asilo segue os termos da Convenção assinada em 1954, da qual Brasil e Peru são signatários. Nadine chegou ao país com o filho, após salvo-conduto concedido pela presidente peruana Dina Boluarte.

Compartilhe: