Preso em Goiás fugitivo de penitenciária em Ponta Porã
- porRedação
- 24 de Janeiro / 2024
- Leitura: em 6 segundos

Nedio Marques Brito Filho | Créditos: Divulgação/Dourados News
Na noite desta segunda-feira (22), em uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e Goiás, foi capturado Nedio Marques Brito Filho, detento que havia escapado da prisão em Ponta Porã no dia 2 de julho de 2021. A fuga, que envolveu a rendição de uma funcionária e a fuga pela porta da frente da Unidade Penal Ricardo Brandão, contou com a participação também de Celso Gonçalves Sanguina, que já havia sido recapturado anteriormente.
Nedio, durante sua prisão em Goiás, foi encontrado portando uma pistola semiautomática de uso restrito e uma Carteira Nacional de Habilitação falsa. O esforço conjunto das forças policiais foi destacado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), que ressaltou a importância dessa ação na luta contra o crime organizado e a corrupção.
Com um extenso histórico criminal, Nedio acumula condenações por tráfico de drogas, uso de documento falso e roubo, totalizando mais de 16 anos de pena. Após sua prisão, ele será encaminhado às autoridades competentes para responder pelos crimes cometidos e prestar esclarecimentos sobre a fuga.
Além da prisão de Nedio, a investigação aponta para possíveis colaborações internas na fuga. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul denunciou a suspeita de envolvimento de Luiz Carlos Soto, chefe de plantão, que teria negociado 30 mil dólares para facilitar a evasão. Cinco policiais penais foram detidos durante a Operação La Catedral sob acusações de favorecimento a detentos mediante pagamentos indevidos.