Prefeitura de Campo Grande reconhece prática espiritual e associação de colecionadores

| Créditos: Reprodução: Escorrega o Preço


A Prefeitura de Campo Grande oficializou o reconhecimento de duas iniciativas distintas, publicadas no Diário Oficial do Município (Diogrande) desta segunda-feira (29): a instituição do Dia Municipal do Johrei e a declaração de Utilidade Pública para a Associação Numismática Sul-Mato-Grossense (ANUMIS-MS).

Ambas as leis foram aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pela prefeita Adriane Lopes (PP) na última quinta-feira (25).

Dia do Johrei

Com a sanção da Lei n. 7.491, o Dia Municipal do Johrei será celebrado anualmente em 15 de junho.

O Johrei é uma prática da Igreja Messiânica Mundial, uma religião de origem japonesa fundada em 1935 por Mokiti Okada (Meishu-Sama). É descrito como um método espiritual que envolve a canalização de "Luz Divina" através da mão, visando a purificação do espírito, a eliminação de "máculas espirituais" e a harmonização do ser. Segundo o texto da lei, ele é considerado um ato sagrado e uma oração para transformação da desarmonia espiritual e material em harmonia.

Utilidade Pública para Numismática

Já a Lei n. 7.490 declara a Associação Numismática Sul-Mato-Grossense (ANUMIS-MS) como de Utilidade Pública Municipal.

A numismática é a ciência que se dedica ao estudo e à coleção de moedas, cédulas e medalhas, analisando seus aspectos históricos, artísticos e econômicos.

O reconhecimento de Utilidade Pública pode facilitar a atuação e a expansão da ANUMIS-MS, uma associação de direito privado e sem fins econômicos. De acordo com a legislação municipal (Lei n. 4.880/2010), este título é concedido a entidades que promovem atividades em áreas como educação, cultura, assistência social, desporto ou pesquisa e que demonstram servir à coletividade.

Compartilhe: