Prefeitura de Campo Grande intensifica ações contra alagamentos

| Créditos: Reprodução/Topmidia

Com 86 pontos de alagamento registrados em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) mobilizou 13 equipes para intervenções emergenciais nas vias afetadas. Os locais mais críticos concentram-se nas regiões da Lagoa Itatiaia, Los Angeles, Caioba, Nova Lima, Columbia e Nova Campo Grande.

Segundo informações da prefeita Adriane Lopes (PP), a Sisep está monitorando atentamente o mapa da malha viária da cidade, que totaliza 4.096 quilômetros de extensão, dos quais 3.080 são ruas pavimentadas e os restantes 1.015 quilômetros correspondem a vias não pavimentadas. A gestora destacou que as equipes de manutenção já estavam em atividade e ressaltou a importância da preparação para situações adversas, como as chuvas fora de época ocorridas nos últimos 20 dias.

Dentre as ações realizadas, destaca-se a desobstrução dos bueiros na Rua Catiguá, efetuada nesta quarta-feira (17), após a identificação de acúmulo de lixo no local. A prefeita também mencionou o monitoramento contínuo de outras vias propensas a problemas durante períodos chuvosos, como a rotatória da Mato Grosso, com a Via Parque.

Adriane Lopes explicou que a eficácia das medidas preventivas também se deve à implementação de bacias de contenção, como a construída nos altos da Avenida Mato Grosso, que impediu o alagamento em determinadas áreas. Em relação aos desafios financeiros, mencionou que a obra necessária no cruzamento da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, estimada em R$ 200 milhões, foi descartada devido ao alto custo. Como alternativa, enfatizou o plano de construir bacias de contenção em áreas estratégicas ao longo do ano.

O secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, detalhou a distribuição das equipes envolvidas nas intervenções, destacando seis equipes terceirizadas responsáveis pelas vias não pavimentadas e sete equipes dedicadas às vias pavimentadas. Além disso, ressaltou a estrutura própria da Sisep, composta por equipes de manutenção, limpeza, atuação na área rural, poda de árvores e desobstrução de drenagem.

Compartilhe: