Prefeitura conclui promoção de 960 guardas civis em Campo Grande
- porRedação
- 24 de Abril / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Divulgação/PMCG
A Prefeitura de Campo Grande finalizou a promoção vertical de 960 servidores da Guarda Civil Metropolitana (GCM), concluindo o ajuste dos Planos de Cargos e Carreiras da categoria. A assinatura da última fase do reenquadramento ocorreu nesta quarta-feira (23), com os pagamentos sendo efetuados de forma escalonada a partir de maio.
As promoções, iniciadas em setembro do ano anterior, contemplaram o reenquadramento de guardas da Segunda para a Primeira Classe e da Primeira para a Classe Especial. A medida assegura a progressão na carreira e a estabilidade financeira dos servidores, que serão reposicionados para a Classe Especial e Inspetor Terceira Classe.
A prefeita Adriane Lopes enfatizou o diálogo com a Câmara de Vereadores e outras entidades como fator crucial para a concretização das promoções, que inicialmente previam um número menor de beneficiados. O secretário de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, classificou a conclusão do plano como histórica e resultado de ampla discussão.
O cronograma de pagamento prevê o início em maio, com o repasse de um quinto do valor devido, seguido por pagamentos subsequentes em junho, setembro, dezembro e fevereiro. Representantes do Legislativo e do sindicato da categoria também destacaram a importância do diálogo e da decisão da prefeitura em estender as promoções a um número maior de servidores.
A administração municipal tem investido em segurança pública, incluindo a entrega de equipamentos, viaturas e capacitação, além da convocação de novos servidores. A promoção vertical na GCM ocorre a cada três anos, com progressivo aumento salarial e de responsabilidades.