Por ter pouco peso eleitoral, Mato Grosso do Sul fica fora dos planos dos presidenciáveis
- porRedação
- 19 de Outubro / 2026
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Infomoney
Mato Grosso do Sul enfrenta o desafio de conquistar espaço nas propostas dos candidatos à Presidência da República. Apesar de sua importância para o agronegócio, a produção de alimentos e a economia nacional, o Estado não recebe o destaque esperado nos programas de governo dos principais presidenciáveis.
A avaliação aponta que o peso eleitoral relativamente pequeno de Mato Grosso do Sul, diante dos maiores colégios eleitorais do país, pode contribuir para que suas demandas recebam menos atenção durante a campanha.
Candidatos como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) precisam apresentar propostas que considerem as particularidades regionais, incluindo infraestrutura, logística, geração de empregos, segurança nas fronteiras e fortalecimento do agronegócio.
Para Mato Grosso do Sul, a ausência de compromissos específicos representa um sinal de alerta. O Estado tem papel estratégico na produção agropecuária e no comércio exterior, além de enfrentar desafios relacionados às rodovias, ao escoamento da produção e aos serviços públicos.
Mais do que buscar votos, os presidenciáveis precisam demonstrar como pretendem atender às necessidades de todas as regiões brasileiras. Mesmo com um eleitorado menor, Mato Grosso do Sul tem demandas importantes que merecem espaço nas prioridades do próximo governo federal.






