PF investiga fraudes de R$ 20 milhões em contratos da Educação de MS e encontra cofre com dinheiro

| Créditos: Foto: Reprodução/Campo Grande News


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Vox Veritatis para apurar suspeitas de fraudes em contratos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) com recursos federais. A investigação aponta que empresários, com apoio de servidores públicos, teriam simulado contratações com sobrepreço por meio da adesão a atas de registro de preços de outros órgãos.

Em troca da garantia dos contratos com a SED, os fornecedores pagariam comissões de 5% aos intermediadores, que dividiam parte com servidores. Apenas dois contratos investigados somam mais de R$ 20 milhões.

Durante o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, os agentes encontraram um cofre com dinheiro em um apartamento vazio no centro de Campo Grande. A quantia não foi divulgada.

A ação é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que também investigam desvios de recursos públicos. Os suspeitos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes em licitações.

Procurado, o secretário de Educação de MS, Hélio Daher, disse não ter conhecimento da operação. O nome "Vox Veritatis" significa "voz da verdade", em latim.

Compartilhe: