PF executa mandados em Mato Grosso do Sul e mais 7 estados contra invasores do 8/1

Atos do 8 de janeiro | Créditos: JOEDSON ALVES/AGENCIA BRASIL

Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal deu início à 26ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo mandados em Mato Grosso do Sul e mais seis estados, além de determinar o bloqueio de bens dos investigados.

De acordo com informações da PF, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, além de outros mandados distribuídos nos estados do Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espírito Santo (4) e Tocantins (1).

Os investigados tiveram seus bens, ativos e valores indisponibilizados. Estima-se que os danos ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

As ações foram autorizadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria continua em andamento, sendo uma ação permanente que inclui atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

O objetivo da Operação Lesa Pátria é identificar os responsáveis por fomentar, financiar e promover os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, causando violência e danos generalizados às instituições e seus pertences.

Compartilhe: