Parlamentar paraguaio alega que invasão da casa de deputado executado teria sido por policiais brasileiros
- porRedação
- 19 de Agosto / 2024
- Leitura: em 8 segundos

Recentemente, o deputado paraguaio Derlis Rodríguez afirmou que uma invasão à residência de Lalo Gomes foi realizada por policiais brasileiros, possivelmente com a colaboração de agentes paraguaios. Esta alegação gerou debate específico na sociedade e na política do Paraguai.
O envolvimento de forças policiais estrangeiras em operações no território paraguaio levanta questões sérias sobre a soberania nacional e a cooperação internacional na luta contra o crime. Segundo Rodríguez, a atuação desses policiais não apenas seria ilegal, mas também indicou um problema mais profundo relacionado à coordenação e ao controle da segurança na região, especialmente em áreas de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, conhecidas por atividades ilícitas.
O comentário do legislador reflete o crescente complexo da luta contra o crime organizado, onde a colaboração entre as forças de segurança de diferentes países é essencial. Contudo, essa colaboração deve ocorrer dentro do respeito às leis e à soberania de cada nação. A atuação de agentes estrangeiros sem os devidos processos legais pode minar a confiança dos cidadãos e das instituições locais.
O caso envolvendo Lalo Gomes não é um evento isolado; Destaca-se a cooperação policial entre países vizinhos. A declaração de Rodríguez pode servir como um chamado para que as autoridades estabeleçam protocolos claros sobre tais instruções e promovam maior transparência nos acordos de cooperação internacional.
Fonte: Pedro Juan Digital