Papa Francisco será sepultado neste sábado na Basílica de Santa Maria Maggiore

| Créditos: Foto: Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND


O Vaticano anunciou que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (25), às 10h (5h de Brasília), na Praça de São Pedro. O pontífice faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos. Após a cerimônia, o corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme desejo manifestado por ele ainda em vida.

Com isso, Francisco rompe com a tradição de sepultamento nas Grutas do Vaticano, sob a Basílica de São Pedro. A escolha tem forte simbolismo: a Santa Maria Maggiore abriga o ícone mariano Salus Populi Romani, objeto de devoção do pontífice e parte da espiritualidade jesuíta.

Construída no século V, a Basílica está localizada no Monte Esquilino e é uma das quatro grandes basílicas papais de Roma. Todos os anos, celebrações lembram o suposto milagre que teria motivado sua construção — a aparição da Virgem Maria a um casal romano e o surgimento de neve no local em pleno verão.

Antes do sepultamento, o corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro por três dias, a partir de terça-feira (22). Em respeito à sua vontade, os rituais foram simplificados: ele será colocado em um caixão de madeira com revestimento interno de zinco, sem o tradicional catafalco, e com tampa aberta para as despedidas dos fiéis.

A Basílica de Santa Maria Maggiore está aberta diariamente das 7h às 19h, com entrada gratuita. Visitas guiadas e acesso a espaços internos como o Museu Histórico Liberiano podem ser agendados previamente.

Compartilhe: