Papa Francisco morre aos 88 anos após complicações de saúde
- porCNN
- 21 de Abril / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução/O GLobo
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de complicações de saúde. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
"É com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco", declarou Farrell, destacando o compromisso do pontífice com os valores do Evangelho e a defesa dos mais pobres e marginalizados.
O papa estava internado com pneumonia nos dois pulmões, causada por múltiplos microrganismos. Segundo o Vaticano, o quadro era considerado “complexo” e o estado de saúde variava entre melhoras e agravamentos. Durante a internação, ele enfrentou uma crise respiratória prolongada, insuficiência renal leve e precisou de transfusões de sangue devido à anemia.
Francisco chegou a gravar uma mensagem de agradecimento aos fiéis pelas orações. No entanto, os médicos mantinham o prognóstico como reservado, e ele precisou de ventilação mecânica não invasiva.
Jorge Mario Bergoglio, argentino e jesuíta, assumiu o papado em 2013. Foi o primeiro papa latino-americano e marcou seu pontificado por uma postura voltada à inclusão social e à reforma da Igreja.
Nos últimos anos, enfrentou diversos problemas de saúde. Tinha histórico de infecções pulmonares desde jovem e, em 2021, passou por uma cirurgia no cólon. Em 2023, foi hospitalizado duas vezes, uma delas para tratar bronquite e outra para uma nova cirurgia abdominal. Também utilizava cadeira de rodas por dores no joelho e nas costas.
O Vaticano ainda não divulgou informações sobre o funeral.