Pantanal de MS sem incêndios ativos após intenso combate
- porRedação
- 11 de Julho / 2024
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Corpo de Bombeiros-MS
Em um anúncio feito nesta quinta-feira (11), o Governo de Mato Grosso do Sul declarou a ausência de incêndios ativos no Pantanal sul-mato-grossense. O último foco de calor, localizado na região do Paraguai Mirim, foi controlado após intenso trabalho coordenado por militares e brigadistas.
A tenente-coronel Tatiane Inoue, do Corpo de Bombeiros Militar, enfatizou que o monitoramento e rescaldo continuam, mesmo sem focos ativos, para evitar reignições. A preocupação agora é com a queima lenta em troncos e áreas já afetadas.
Apesar da trégua proporcionada por uma massa de ar frio, a previsão do Cemtec indica que as temperaturas devem subir e a umidade cair nos próximos dias, elevando o risco de novos incêndios.
Até o momento, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal de MS em 2024, um aumento de 159% em relação ao mesmo período de 2020, considerado o pior ano para incêndios no bioma.
A Operação Pantanal 2024, em curso há 101 dias, mobilizou 516 bombeiros militares, além de apoio do Ibama, ICMbio, PrevFogo, Força Nacional e Forças Armadas. A estrutura conta com 11 aeronaves e 39 veículos para o combate aos incêndios.