Operação Jazida: Dracco apreende mais de 20 veículos em empresa investigada

| Créditos: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (26), o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) realizou a apreensão de mais de 20 veículos na sede da GTX Construtora e Serviços Ltda, alvo da Operação Jazida. Além dos veículos, foram recolhidos aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

A empresa, sediada na Capital e com atuação em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Bataguassu, é investigada em relação a um contrato de obra de asfaltamento iniciado em novembro de 2021. As obras, até o momento, não foram concluídas, dando início à investigação que teve início em 2022.

De acordo com as autoridades, as investigações se concentram em possíveis fraudes na execução do contrato, especialmente relacionadas à extração de terra utilizada na obra, localizada na rodovia conhecida como Reta A1, Porto XV. Foi constatado que a empresa extraiu terra de uma jazida irregular de propriedade privada próxima à obra, em vez de uma jazida regular no município, conforme previsto no contrato.

A perícia revelou que cerca de 14.300 m³ de terra foram extraídos irregularmente, resultando em um superfaturamento de pelo menos R$ 728.544,65. Além disso, a empresa também cobrou pelo transporte do material, como se tivesse sido retirado do local previsto no contrato, que fica a mais de 20 km de distância.

Além das apreensões, as autoridades bloquearam valores das contas bancárias dos investigados e restringiram os veículos da empresa e de seus representantes para evitar a dilapidação do patrimônio. A polícia continua analisando as circunstâncias da contratação da empresa pela prefeitura, investigando possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos envolvidos nos atos.

Compartilhe: