Operação Ferro-velho apreende 700 kg de fios de cobre Irregular em Campo Grande
- porRedação
- 29 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução
Na manhã desta quinta-feira (29), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) deflagrou a "Operação Ferro-velho" em Campo Grande, resultando na apreensão de aproximadamente 700 quilos de fios de cobre irregulares. A ação ocorreu em um estabelecimento situado na Avenida dos Cafezais, na região do Jardim Centro-Oeste, bairro localizado na saída para São Paulo.
De acordo com informações divulgadas pela GCM, o material foi confiscado por falta de procedência e documentação de origem. A ocorrência foi registrada na 5ª Delegacia de Polícia Civil, e a operação continua em andamento ao longo do dia.
Os fios de energia são frequentemente alvo de criminosos, especialmente por dependentes químicos, que, após o furto, costumam queimá-los para extrair o cobre. Posteriormente, o produto é vendido em lojas de sucatas, configurando crimes de furto e receptação qualificados.
Nesta mesma manhã, o Terminal Guaicurus, localizado no Bairro Universitário, também na saída para São Paulo, foi vítima de furto de sua fiação de energia, afetando uma de suas entradas e resultando na improvisação dos serviços de venda de passagem.
Em outubro, a prefeita Adriane Lopes (PP) assinou um decreto proibindo a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos sem comprovação nos ferros-velhos e demais estabelecimentos comerciais da Capital.
Conforme o decreto, os estabelecimentos que forem pegos comercializando tais produtos sem a devida comprovação de procedência ou origem estão sujeitos a multas de até R$ 10 mil, além de penas que variam de 1 a 4 anos de reclusão, cassação do alvará de funcionamento do proprietário e dos sócios por um período de 10 anos.