Operação apreende 202 quilos de agrotóxicos contrabandeados em terra indígena
- porRedação
- 02 de Julho / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Força Nacional
Uma operação conjunta do Ibama, com apoio da Força Nacional e Polícia Civil, apreendeu 202 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. Os produtos estavam armazenados ilegalmente em depósitos clandestinos dentro de uma fazenda localizada na Terra Indígena Guyraroka, em Caarapó (MS).
A ação, coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF), investigou denúncias de armazenamento irregular de químicos em área de mata fechada, dentro de reserva legal e zona de proteção ambiental. A densidade da vegetação exigiu o uso de trator para acessar um dos pontos de estocagem, que tentava camuflar os depósitos.
Os agrotóxicos foram encaminhados à Receita Federal, e a Polícia Federal assumirá as investigações criminais por contrabando. O Ibama apura a responsabilidade do proprietário da fazenda, aplicando multas que somam R$ 875 mil e considerando o embargo de lavouras e apreensão da produção agrícola.
As autoridades federais destacam que o objetivo da operação é proteger os direitos dos povos indígenas e a segurança de terras já declaradas como indígenas, mas ainda ocupadas por propriedades rurais. A TI Guyraroka, habitada pelo povo Guarani Kaiowá, enfrenta constantes ameaças do agronegócio, incluindo denúncias de pulverização aérea irregular de agrotóxicos. A área, em processo de demarcação, é palco de frequentes conflitos fundiários e ambientais.