Onça que matou caseiro no Pantanal é capturada e transportada para avaliação em Campo Grande
- porRedação
- 24 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Reprodução/PMA
A Polícia Militar Ambiental (PMA) capturou na madrugada desta quinta-feira (24) a onça-pintada responsável pelo ataque que resultou na morte do caseiro Jorge Ávalo no Pantanal. As buscas pelo felino, iniciadas na segunda-feira (21), mobilizaram mais de dez policiais e um biólogo.
O animal, um macho com peso de 94 quilos, foi removido da área e está sendo transportado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande. Segundo a PMA, o CRAS terá acesso restrito para garantir o manejo e a proteção adequados da onça.
O professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Geanderson Araújo, acompanhou a operação de captura e informou que o animal será submetido a exames. "Ela está magra, muito magra. Agora, precisamos avaliar os próximos passos", declarou o pesquisador.
Jorge Ávalo trabalhava há cerca de duas décadas no pesqueiro Touro Morto. Conforme relato de seu irmão, Reginaldo, ele frequentemente compartilhava registros de onças-pintadas na região. Dias antes do ataque, Ávalo chegou a brincar com um cunhado ao encontrar pegadas de felinos em possível disputa territorial.
O desaparecimento do caseiro foi notado na segunda-feira por um pescador que visitou o local. Marcas de sangue e fragmentos de carne foram encontrados no deck do pesqueiro, o que levou ao acionamento da PMA e ao início das buscas.
Jorge Ávalo, de 60 anos | Créditos: Reprodução/Topmidia news