Nova sede da Fiocruz reforça cooperação com a Saúde de MS
- porRedação
- 25 de Junho / 2026
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: André Lima
A inauguração da nova sede da Fiocruz em Mato Grosso do Sul marcou o fortalecimento da cooperação entre a instituição e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), parceria que vem sendo construída ao longo dos anos para ampliar pesquisas, inovação e ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a SES, a secretaria foi a primeira instituição estadual a acolher a Fiocruz em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a consolidação da fundação no Estado. Desde então, a colaboração tem resultado em projetos nas áreas de ensino, pesquisa científica, vigilância em saúde, qualificação de profissionais e desenvolvimento de soluções voltadas às necessidades da população.
A nova estrutura da Fiocruz reúne laboratórios, espaços de pesquisa e ambientes destinados à inovação, ampliando a capacidade de produção científica e tecnológica no Estado. A expectativa é que o novo centro fortaleça parcerias com universidades, instituições públicas e municípios, além de impulsionar estudos estratégicos para a saúde pública.
Durante a solenidade, representantes da saúde estadual destacaram que a cooperação entre as instituições tem sido fundamental para a formação de profissionais, o desenvolvimento de pesquisas e a implementação de iniciativas que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas de saúde em Mato Grosso do Sul.
A nova sede representa um avanço na infraestrutura científica do Estado e deve ampliar a integração entre pesquisadores, gestores e profissionais do SUS, fortalecendo a produção de conhecimento e a busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde pública.






