Nível elevado de rios no Pantanal causa fenômeno que afeta peixes
- porRedação
- 26 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: Instituto Agwa
A subida do nível do Rio Paraguai e seus afluentes, impulsionada pelas chuvas de abril, está provocando a decoada, um fenômeno natural que altera as condições da água e pode causar a morte de peixes por falta de oxigênio. O evento, mais intenso este ano, ocorre devido ao arraste de matéria orgânica em decomposição e cinzas de queimadas para os rios.
A turvação das águas já foi observada nos rios Miranda, Aquidauana e Paraguai. Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai subiu mais de dois metros em abril, e na parte alta do Pantanal, em Corumbá, peixes já são vistos buscando oxigênio na superfície do Rio Paraguai-Mirim.
Nelson Araujo, presidente do Instituto Agwa, com base no Paraguai-Mirim, destaca que o fenômeno é mais acentuado neste ano devido ao volume de água, após um 2024 de seca e incêndios. Pescadores relatam a diminuição da pesca, já que os peixes migram ou não se alimentam sob essas condições. O problema se estende até a Barra do São Lourenço e é percebido próximo a Corumbá, impactando a atividade pesqueira na região do Nabileque.