MS amplia leitos e cirurgias em Campo Grande e Três Lagoas para enfrentar demanda
- porRedação
- 07 de Maio / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Fotos: Sec. Mun. de Saúde de Costa Rica
O Governo do Mato Grosso do Sul (MS), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), anunciou a ampliação de 32 leitos hospitalares e o aumento na oferta de cirurgias ortopédicas e gerais em unidades de Campo Grande e Três Lagoas. A medida visa enfrentar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga nos atendimentos ortopédicos, especialmente no período de maior demanda assistencial.
Em Campo Grande, o Hospital São Julião incorporará 12 leitos de clínica médica para atendimento via urgência e emergência. Já em Três Lagoas, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé receberá 10 leitos de UTI pediátrica, e o Hospital Auxiliadora contará com 10 leitos de Unidade Intermediária de Pediatria, com foco no tratamento de síndromes respiratórias entre junho e agosto.
Para reduzir a dependência da Santa Casa de Campo Grande em ortopedia, a SES também autorizou o aumento da produção de cirurgias ortopédicas e gerais no Hospital Adventista do Pênfigo, incluindo 80 cirurgias gerais, 80 procedimentos de Terapia Ortopédica Eletiva (TOE) pós-fixado e 80 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade por mês. A medida inclui incentivos para os leitos clínicos e de UTI adulto já existentes na unidade.
As autorizações foram formalizadas em ofícios da SES às secretarias municipais de saúde, detalhando a distribuição, critérios de regulação e valores de incentivo. O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou que a ação é uma resposta direta ao aumento de casos de doenças respiratórias. A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, apontou a ampliação no Hospital do Pênfigo como estratégica para desafogar os grandes hospitais e otimizar o fluxo de pacientes. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, ressaltou a importância da colaboração entre estado, municípios e hospitais para equilibrar o sistema de saúde e garantir atendimento a quem precisa.